Durante o ano de 2023 o Sebrae apoiou o fortalecimento dos pequenos negócios do Acre, destacando sempre seu comprometimento em impulsionar o empreendedorismo e o ambiente de negócios, foram mais de 117 mil atendimentos realizados, mais de 17 mil empresas atendidas, o que representa mais de 32% das micro e pequenas empresas do Acre, demonstrando a presença significativa da instituição no ambiente empresarial.
Uma das mais notáveis conquistas foi a redução do tempo médio de abertura de empresas, que passou de 32 para 15 horas, simplificando o caminho para novos empreendimentos com apoio do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial, e as prefeituras.
O ano foi marcado por uma série de iniciativas de apoio à inovação e tecnologia, onde mais de 17 mil empresas receberam suporte na adoção de soluções digitais, enquanto quase seis mil foram beneficiadas com conteúdos inovadores. Além disso, foram investidos quase R$ 2 milhões em pagamentos de bolsas de estímulo para empreendedores acelerarem seus negócios.
A instituição também atua com a Educação Empreendedora, investindo no desenvolvimento empresarial desde as bases educacionais, levando conteúdo de empreendedorismo para professores e alunos, os números demonstram que mais de mil professores e cerca de 11 mil alunos receberam um acervo de informações sobre o tema.
Levando atendimento a todos os municípios do estado, conectando-se a eles de forma abrangente, o Sebrae auxiliou empresas em momentos desafiadores, oferecendo orientação e planejamento financeiro para 4.315 empresas. Além disso, atua como facilitador de parcerias e acesso a mercados, neste ano, 1.218 negócios locais tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes comerciais com apoio do Sebrae.
Sendo ainda um dos principais responsáveis por capacitações empresariais, mais de 25 mil empreendedores elevaram suas habilidades através de cursos, palestras e workshops, promovidos, muitas vezes, de forma totalmente gratuita.
O Sebrae segue firme no desafio de transformar as adversidades em oportunidades para os empreendedores, e para o ano de 2024 continuará a trilhar esse caminho de apoio, capacitação, transformação e comprometimento em fortalecer os pequenos negócios, contribuindo para um cenário empresarial próspero.