ASN AC
Compartilhe

Participação relativa de donos de negócios com rendimento de até 2 salários mínimos no Acre é de 79%

Investir em capacitação e cursos contribui para o crescimento sustentável das empresas
Por Vanessa França
ASN AC
Compartilhe

Pesquisa realizada pelo Sebrae com dados do PNAD do IBGE indica que a maioria dos empreendedores no Brasil opera em um contexto de renda mais limitada, o que pode apresentar desafios e oportunidades únicas. Ações de apoio e políticas que visem a capacitação e o fortalecimento desses empreendedores de baixa renda podem ser importantes para impulsionar o empreendedorismo e a economia local. Além disso, entender essas estatísticas pode ajudar na formulação de estratégias de desenvolvimento econômico e social mais eficazes.

O sonho de ser dono do próprio negócio cresceu entre os brasileiros. A pesquisa mostra que quase 70% dos 29 milhões de donos de negócios (formais e informais) no país têm um rendimento de até 2 salários-mínimos. Segundo os dados, para a maioria dos que empreendem, ter o próprio negócio representa uma conquista, pois permite o sustento e a viabilização de oportunidades.

Os estados com maior índice na pesquisa foram Amazonas com 87% e Bahia com 86%. O Acre registrou o percentual de 79%. Os dados mostram também que quase 20 milhões de brasileiros são donos de negócios com faturamento mensal até 2 salários-mínimos. Hoje, os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras, 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Aumentar o grau de instrução por meio de capacitação e aprendizados permite aos empresários ampliarem o mercado. Investir em capacitação e cursos é uma estratégia valiosa para os pequenos negócios, pois pode contribuir para o crescimento sustentável e a longevidade, além de melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e a satisfação dos clientes.

Confira números da pesquisa

Mulheres/renda: Na faixa de menor rendimento (até 2 SM) a proporção de mulheres chega a 36%

Escolaridade/renda: Na faixa de menor rendimento (até 2 SM), 45% têm até ensino fundamental completo

Raça/renda: Na faixa de até 2 SM está a maior a proporção de negros (59%).