ASN AC
Compartilhe

Sebrae e parceiros reúnem prefeituras e instituições para tratar da desburocratização na abertura de empresas no Acre

Evento reuniu representantes de 20 prefeituras do Acre
Por Assessoria de Comunicação
ASN AC
Compartilhe

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Sebrae promoveu o evento Transformar Juntos – Acre, reunindo lideranças, autoridades municipais e estaduais, gestores públicos e agentes de desenvolvimento para discutir medidas e práticas de simplificação e desburocratização na abertura de empresas e negócios. O encontro foi uma realização em parceria com a Junta Comercial do Acre (JUCEAC) e da Associação dos Munícipios do Acre (AMAC).

De acordo com gerente da unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcelo Macêdo, esse foi o momento de reunir técnicos que atuam na RedeSim com o objetivo de maior integração da rede e o compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre os gestores dos 22 municípios, com o objetivo do Acre alcançar um resultado ainda melhor no ranking nacional que mede o tempo de abertura de empresas no País. “Esses gestores, além de poderem trocar conhecimento e experiências, sairão do encontro ainda mais preparados para atuarem no processo de simplificação do registro e legalização de empresas e negócios, fazendo com que dediquem mais tempo na gestão de suas empresas”, destacou.

A iniciativa visa inovar e desenvolver o ambiente de negócios através da promoção de trocas de experiências voltadas ao desenvolvimento de ações e estratégias para o desenvolvimento das MPEs no Acre.

O vice-presidente da Junta Comercial, Pedro Silva, destacou que as instituições precisam fortalecer cada vez mais as parcerias para minimizar a desvalorização sofrida pelas empresas. “A Junta Comercial já trabalha e até se confunde no desenvolvimento do comércio acreano, então o Transformar Juntos é essa união da Junta, com o Sebrae, a AMAC e as prefeituras municipais, para caminharmos no processo de desburocratização das nossas empresas,” disse.

Para isso, as equipes de 20 munícipios que atuam na simplificação do registro e legalização de empresas por meio da RedeSim estiveram presentes na ocasião, debatendo medidas de implementação e participação das localidades do estado de forma mais ampla.

A técnica da RedeSim da prefeitura de Epitaciolândia, Elivânia Nicácio de Albuquerque, destacou a importância do Sebrae na integralização e na prática das medidas discutidas, visando menor burocracia. “A prefeitura está junto ao Sebrae e demais parceiros que aceleram a abertura de empresas, proporcionando maior qualidade no serviço prestado para os pequenos empresários, além de fortalecer a economia e fazer com que ela gire, fazendo surgir novos mercados surjam nos munícipios” comentou.

O evento ainda disseminou, através de oficinas e dinâmicas em grupo, demais temas e estratégias de caráter prioritário dentro do setor comercial.