Com apoio do Sebrae no Acre, por meio dos cursos e capacitações ofertados pela instituição, a Sol&Lua Chapelaria se firma no mundo da moda com forte presença, criatividade, inovação e investimento no artesanato acreano. A marca já participou de eventos como o São Paulo Fashion Week (SPFW) e Paris Fashion Week, e continua a ganhar o cenário artístico tanto nacional quanto internacional.
Versátil e autêntica, a chapelaria produziu a “Coleção Ouro” para o cantor e dançarino Reginaldo Sama, e apresentou as peças na Expoacre 2022, a convite do Sebrae. Outros artistas nacionais já vestiram as criações da Sol&Lua, como a atriz Isabelle Nassar, para a Revista Estilo, e para a influenciadora e campeã da Fazenda 15, Jaqueline Grohalski, na edição “Celebrity of the Year 2023” da Hooks Magazine.
Segundo a empresária Lindomar Neves, proprietária da Sol&Lua Chapelaria, o suporte do Sebrae foi fundamental para aprimorar os processos dentro da empresa e auxiliou na consolidação de um planejamento estratégico eficiente.
“Todo o trabalho que nós produzimos até hoje foi realizado dentro do planejamento que consolidamos no Sebrae e é resultado do cumprimento com as etapas que foram definidas ali. Eu fiz o Empretec, fiz a Gestão Empresarial, e todo esse conhecimento vem me ajudando a dar ênfase naquilo que é nosso e a trazer visibilidade para o estado do Acre”, destacou Lindomar Neves.
A proprietária reitera a importância da valorização do artesanato acreano e comenta a ida para Fortaleza, a convite do Sebrae Ceará, para apresentação da Sol&Lua e início de tratativas sobre a criação de um laboratório da marca no Brasil.
“O Sebrae Ceará quer, a princípio, conhecer o nosso trabalho e a marca, e depois discutir a criação do laboratório, com a intenção de que venhamos oferecer capacitação para artesãos. Muitas vezes, esse trabalho e esse profissional estão em um lugar afastado, na mata, sem muita estrutura, e o laboratório pode ajudar a enaltecer e valorizar essa mão de obra”, disse.
Com o espaço qualificado, a expectativa é que o laboratório seja um local de formação e reconhecimento tanto do material disponível no Brasil e no Acre, como a palha de Cruzeiro do Sul, quanto dos profissionais.
De acordo com a analista do Sebrae no Acre, Claudia Baima, o compromisso da empresária com a parceria e com os direcionamentos apresentados na consultoria foi o que permitiu um destaque com diferencial no mercado da moda.
“Com o planejamento estratégico ofertado pelo Sebrae, a Lindomar, que já é uma pessoa bem-informada, ganhou ainda mais visão de mercado e preparo, e conseguiu identificar o potencial desse trabalho autoral e que carrega bastante regionalidade, muito do Acre, no ramo da moda”.