ASN AC Atualização
Compartilhe

Artesanato acreano ocupa primeiro lugar em volume de vendas na FENACCE

Produtos de marchetaria e acessórios de moda foram os mais vendidos
Por Anna Souza
ASN AC Atualização
Compartilhe

Mais de R$ 670 mil foi o volume de negócios gerado no estande do Artesanato Acreano durante a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (FENACCE). O evento aconteceu de 26 de setembro a 1º de outubro, em Fortaleza (CE), com participação de quatro unidades produtivas artesanais, de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que representaram outros 51 artesãos vinculados diretamente.

A missão empresarial foi viabilizada pela parceria entre o Sebrae, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).

De acordo com o gestor do projeto de Artesanato, Turismo e Cultura do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel as missões de acesso a mercado são atividades importantes para garantir a efetividade da comercialização do artesanato. “Por meio dessas missões, os artesãos têm a oportunidade de participar de grandes eventos voltados para o setor, onde podem se conectar com lojistas nacionais e internacionais. Esses contatos podem gerar negócios duradouros, que contribuem para o crescimento da renda e da visibilidade dos artesãos”, pontuou.

O evento contou com a participação de compradores internacionais, além de autoridades como o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o presidente da APEX Brasil, Jorge Viana.

A missão empresarial foi uma oportunidade para os artesãos promoverem seus produtos e ampliarem seus mercados, de acordo com o balanço da feira, o estande do Acre ocupou o primeiro lugar no volume de vendas, superando, inclusive, o estado anfitrião: Ceará. Os produtos mais vendidos foram os de marchetaria e acessórios de moda, utilizando matérias primas florestais.