A 10ª edição do Festival do Abacaxi e Agricultura Familiar de Tarauacá aconteceu de 6 a 9 de outubro, realizada pela prefeitura do município, Governo do Acre e Sebrae. O evento é uma tradição na cidade e atrai visitantes de todo o estado.
Com quatro noites de festa voltados ao maior abacaxi do mundo e à agricultura familiar, o festival contou com apresentações musicais e muito entretenimento para os participantes, como o concurso de maior abacaxi da região. De acordo com o levantamento feito pelo Sebrae, foi comercializado dentro da feira, R$2.035.045,00.
O Sebrae marcou presença no evento com um espaço institucional destinado aos empreendedores. “O Festival do Abacaxi se constitui como um dos grandes eventos de empreendedorismo e negócios do estado do Acre, e para nós é um grande orgulho sermos realizadores dessa feira junto à Prefeitura, o Governo e todos os parceiros que estão nos apoiando”, destacou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vandré Prado.
De acordo com a gestora de agronegócio do Escritório do Sebrae no Juruá, Laiz Mappes, esta edição foi realmente uma festa da agricultura familiar. No período festivo também foram ofertados, aos produtores, cursos voltados para o abacaxi, vacinação e derivados do leite.
“O 10º Festival do Abacaxi foi um divisor de águas entre as demais edições. Hoje a produção está atendendo o mercado local e se conseguirmos o mercado externo, temos condição de atendê-lo, outra coisa fundamental foi a representatividade da agricultura familiar dentro do festival, tínhamos muita produção”, disse a gestora.
O secretário Municipal de Agricultura, Narcélio Baima, agradeceu a parceria das instituições e principalmente dos produtores: “Um evento desse é muito significativo para incentivar nossos produtores, é em um momento desse que ele é valorizado e vende seu produto a um preço justo, diretamente para a população de Tarauacá e de todo o estado, levando uma amostra desse que é o maior abacaxi do mundo. Queremos agradecer aos parceiros que nos ajudaram a incentivar a agricultura do nosso município”.
Após o Festival, o trabalho do Sebrae em torno do fruto, continua. “Temos um desafio muito grande que é trabalhar a indicação geográfica do abacaxi de Tarauacá, ainda não sabemos se será de origem ou de procedência, mas estamos trabalhando junto à Secretaria de Agricultura”, comentou Laiz Mappes.