Para comemorar os 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora, o Sebrae no Acre promoveu, nesta terça-feira (10), o seminário “Educação Empreendedora, motivação, inspiração e criatividade”, com a participação do palestrante e educador Charles Watson, especializado em processo criativo e desempenho otimizado.
O diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, participou da abertura do evento e fez um agradecimento ao apoio dos parceiros. “Falar de Educação Empreendedora é falar da transformação que esse trabalho, esse programa, tem levado à vida das pessoas, com atuação nos 22 municípios do Acre. Agradecemos aos professores, gestores que tem nos ajudado a levar essa compreensão de empreendedorismo para as escolas”.
A celebração foi realizada pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), representado pelo secretário Adjunto, Tião Flores, e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), representado pela secreta Nabiha Bestene. Participaram ainda o diretor técnico do Sebrae, Kleber Campos, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Fernanda Abreu, representando os demais municípios do Acre.
Tião Flores destacou a importância do empreendedorismo para construir um mercado de trabalho mais promissor. “O Sebrae tem prestado um brilhante trabalho, através de seus profissionais e de seus técnicos, nós só temos a agradecer por esse olhar coletivo que visa o crescimento e o desenvolvimento do nosso estado. Temos que ter esse olhar de empreendedorismo para que nossos jovens possam realmente colocar em prática e consigam um futuro melhor”, disse o secretário adjunto da Educação do Estado.
O Sebrae atua com a Educação Empreendedora desde o início do programa, lançado em 2013. Para a gestora do programa, Joelma Mourão, trabalhar esta temática é uma missão na vida dos estudantes. “Cada professor e gestor tem um papel muito importante na formação de um indivíduo, deixando-o mais preparado para a sociedade e com esse programa, preparando-o para o empreendedorismo. Estou muito feliz com os resultados que conquistamos até aqui”.
O PNEE
O Programa tem o objetivo de tornar a Educação Empreendedora acessível a todos os profissionais de educação e estudantes, a partir da educação básica e, prioritariamente, da rede pública de ensino, por meio do desenvolvimento das competências empreendedoras, a partir das competências socioemocionais.