A empada é um dos salgados mais amados do Brasil, e com recheios variados, agrada a diversos públicos. Em Rio Branco, no Acre, é o carro-chefe do pequeno negócio Rainha das Empadas (@rainhadasempadasac), comandado pela empreendedora Suzyane Lima. Com uma trajetória repleta de desafios e aprendizados, o empreendimento existe há mais de 13 anos.
Suzyane Lima relata que sempre sonhou em ter seu próprio negócio, mas que a jornada empreendedora começou de maneira inesperada: em um chá de bebê. O sabor das empadas servidas na festa de uma amiga encantou a empreendedora, que decidiu replicar a receita. “Fiquei apaixonada pela empadinha e decidi pedir a receita para a minha amiga. Ela disse que era de uma senhora chamada Marly, e mesmo sem a conhecer, eu a procurei e aprendi a fazer empadas”, relembra.
Com o primeiro passo dado, a então empreendedora começou a se aperfeiçoar no setor alimentício por meio de cursos culinários. Com o conhecimento inicial de produção, ela decidiu procurar o Sebrae no Acre para se tornar uma Microempreendedora Individual (MEI).
“Depois disso [formalização como MEI], eu nunca mais perdi o contato com o Sebrae, fiquei por lá fazendo cursos e capacitações, sempre buscando melhorar o meu negócio”, destaca.
Para Julci Ferreira, analista do Sebrae no Acre, a instituição é essencial para o fortalecimento de empreendimentos femininos, atuando através da formalização e capacitação. “Além do suporte profissionalizante, com os cursos e consultorias, que capacitam sobre gestão, marketing e inovação, o Sebrae incentiva e apoia mulheres empreendedoras, porque é isso que gera emprego e diversifica as comunidades, promovendo desenvolvimento econômico e uma sociedade mais justa”, diz a analista.
A dedicação da empreendedora rendeu uma participação em uma das maiores feiras de panificação e confeitaria da América Latina, a FIPAN, e um convite da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC/AC), Patrícia Dossa, para participar da Missão Mulher Empreendedora da CMEC. “Sou muito grata pela minha trajetória e esforço ter oportunizado essas experiências”, afirma Suzyane Lima.
Quem Compra do Pequeno, Vira Fã
Buscando reconhecer e valorizar os pequenos negócios do estado do Acre, o Sebrae incentiva o movimento “Compre do Pequeno”, incentivando os consumidores a fortalecerem a comunidade direta ou indiretamente. A campanha integra as ações em alusão ao Mês do Empreendedor, comemorado em outubro.
Participe da iniciativa por meio do uso da hashtag #CompreDoPequeno e #ComproDoPequeno nas redes sociais e divulgue o seu pequeno negócio favorito.
-
- Estagiária sob supervisão.