ASN AC
Compartilhe

Sebrae e Sistema OCB/AC firmam cooperação técnica para fortalecer cooperativismo no Acre

Mais de 50 cooperativas serão beneficiadas com consultorias, capacitações e inteligência de mercado
Por Anna Souza
ASN AC
Compartilhe

O Sebrae no Acre e o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre (OCB/AC) firmaram, nesta terça-feira (11), um termo de cooperação técnica para fortalecer as cooperativas e pequenos negócios do Acre. A parceria visa criar um ambiente favorável à inovação, tecnologia e crescimento sustentável em todo o estado.

O termo prevê a realização de capacitações e consultorias para melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas. Serão promovidas ações para explorar novas oportunidades de negócios, além disso, o Sebrae facilitará o acesso das cooperativas aos mercados locais, regionais e nacionais.

“Essa é mais uma ação estratégica do Sebrae, fortalecendo as parcerias que temos com a rede que apoia os empresários do nosso estado. Focaremos em toda a parte de consultorias, capacitações, palestras e inteligência de mercado. A ideia é que façamos um apoio direto às cooperativas associadas ao Sistema OCB, e esperamos um retorno grandioso nesse apoio a este segmento tão importante para a economia do nosso estado” declarou o diretor técnico Kleber Campos.

Sebrae apoiará, indiretamente, mais de 20 mil cooperados associados ao Sistema OCB.

O presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, ressaltou a importância de agregar formação profissional aos cooperados. “A ideia é intensificar, de maneira muito mais eficiente, eficaz e efetiva, as ações que o Sebrae e o Sistema OCB já vem fazendo, como uma forma de profissionalizar cada vez mais a gestão dessas cooperativas e assim gerar um aumento na quantidade de pessoas que vivem e dependem do resultado econômico por meio do cooperativismo”, disse.

Atualmente o Acre conta com 54 cooperativas, atuantes em diversos setores, que reúnem mais de 20 mil cooperados e geram cerca de 800 empregos diretos. Com a parceria, espera-se um crescimento econômico, geração de empregos e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Para Ezequiel Oliveira, presidente da COPEL, cooperativa de derivados de lácteos, a parceria trará evoluções significativas. “À medida que vamos crescendo, também temos que evoluir nosso sistema de tecnologia. Hoje cuidados desde a parte logística, comercial, industrial, e essa parceria vai nos ajudar bastante para trazermos inovação no campo e na indústria. Tenho certeza de que daremos um salto de qualidade em nossa cooperativa, além da possibilidade de agregar novos cooperados”, destacou.

No ato de assinatura do termo estiveram presentes o senador Sérgio Petecão; o diretor-superintendente e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Marcos Lameira e Vandré Prado; o diretor e o superintendente da OCB/AC, Edilson Araújo e Emerson Gomes; o superintendente dos Correios/AC, Francisco Itamar; o pesquisador da Embrapa, Judson Valentin; a superintendente da CONAB/AC, Alessandra Ferraz; e representantes de cooperativas do estado do Acre.